segunda-feira, 30 de março de 2009

O Mito de Lilith, Adão e Eva (Parte I)

Em Gênesis 1, homem e mulher são criados iguais e conjuntamente, enquanto na segunda história, em Gênesis 3, a mulher é criada depois do homem e a partir de seu corpo. Segundo as lendas, Lilith era a primeira esposa, que era bem pior que a segunda.
No entanto, a figura escolhida para desempenhar esse papel na lenda judia era originariamente suméria, a resplandecente "Rainha do Céu", cujo nome "Lil" significava "ar" ou "tormenta". Às vezes se tratava de uma presença ambígua, amante dos "lugares selvagens e desabitados", associada também com o aspecto obscuro da Deusa Inanna e com sua irmã Ereskhigal, “Rainha do Mundo Subterrâneo".
No mito hebreu, Lilith, acumulou sem descanso todas as associações à noite e à morte, compreensivelmente rebaixada ao ser percebida desde o ponto de vista de um povo escravizado pela Babilônia.

Uma versão da Criação de Lilith na mitologia hebréia conta que Yahvé fez Lilith, como a Adão, porém no lugar de usar terra limpa, "tomou a sujeira e sedimentos impuros da terra, e deles formou uma mulher. Como era de se esperar, essa criatura resultou ser um espírito maligno". Lilith se converteu a posteriori na primeira esposa de Adão, cuja presença original nunca terminou de eliminar-se totalmente de seu segundo matrimônio. O que falhou no primeiro foi obviamente a independência de Lilith e sua igualdade com Adão, por isso depois criou-se Eva. Em conseqüência, a lenda tacha de insubordinação a atitude por parte de Lilith, pois, segundo a história, se negava a aceitar seu "lugar apropriado" que aparentemente era permanecer debaixo de Adão durante a relação sexual: -"Porque devo ficar debaixo de ti? Por que ser dominada por ti se sou tua igual, já que ambos somos feitos do barro?”, pergunta ela, mas Adão se recusava a igualar as posições. Lilith nervosamente pronuncia o nome de Deus e faz acusações contra Adão e Deus se nega a ajudá-la. Cansada de que não atendessem suas reivindicações de igualdade, Lilith abandona Adão e jura odiá-lo, blasfema contra Deus e alia-se aos inimigos do Eterno, tomada pela cólera.
Não é bom que o homem esteja só[1] Deus disse, então faz Eva e a dá por companheira a Adão: uma mulher feita a partir de seus fragmentos. Enquanto Lilith é descrita de forma negativa, Eva, ao contrário, é apresentada em suas belezas e ornamentos: Lilith é a força destrutiva (odeia todos os homens e frequentemente é relacionada a abortos e a morte de recém-nascidos) e Eva é a construtiva (a dócil mãe da humanidade). Mas Eva também se mostrará imperfeita, ela carregará a culpa pela perda do Paraíso e pelo erro de Adão. É culpada pela maldição/punição da mulher “com dor terás filhos; e o teu desejo será para teu marido, e ele te dominará”[2] e do homem “No suor do teu rosto comerás o teu pão.[3]”.

E, esta é a informação que nos é passada pelo cristianismo, isto é, que a mulher possui uma imperfeição inerente, devida a sua natural inferioridade e sua incapacidade de distinguir o bem do mal. Tais afirmações foram codificadas no psiquismo feminino, fazendo com que todas as mulheres se tornassem estigmatizadas com esta identidade negativa. Foi deste modo, que o feminino se viu reduzido ao submisso e ao incapaz. A submissão foi então, imposta culturalmente a todas as mulheres, que distorceu intencionalmente os aspectos femininos com o intuito de reprimir e estabelecer uma sociedade patriarcal.

O mito não é teológico, é puramente social. Em uma sociedade paternalista, Lilith é reprimida para dar lugar a Eva. Eva representa a mulher moldada pelo homem: ela é o modelo permitido pela ética judaico-cristã. Eva, como mulher, está totalmente alienada, não é nada mais do que uma fêmea de Adão e não a imagem da parte feminina de Deus “Esta agora é osso dos meus ossos e carne da minha carne; está será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada[4].”. Eva é uma mulher muda, a sombra de uma mulher, quase um fantasma. A mulher real é Lilith.

[1] In Gênesis capitulo 2, versículo 18;

[2] In Gênesis capitulo 3, versículo 16;
[3] In Gênesis capitulo 3, versículo 19;
[4] In Gênesis capitulo 2, versículo 23;
Baseado nos textos: Lilith: A Deusa da Noite de Rosane Volpatto, Lilith: A Rainha da Noite de Charles Franklin de Faria e Lilith: O Templo da Lua Negra (autor desconhecido).

47 comentários:

Gil Rodrigues disse...

Estou ansioso para a parte 2! *-*

Unknown disse...

SOMENTE HOJE TOMEI CONHECIMENTO DE QUEM FOI LILITH, E DE TODOS OS TEXTOS QUE JA LI ATE AGORA, ESTE FOI O QUE REALMENTE GOSTEI. MOSTRA A REALIDADE DA NATUREZA HUMANA SEM LEVAR PARA O LADO MISTICO. AGUARDAREI A PARTE 2!

Anônimo disse...

Prove que essa informaçao procede....

Se nao me mostrar provas, baseados na religiao claro...

Sem provas, isso é so mais um conto de fadas.

ps: se discute sobre adão e eva, pois existem provas ( biblia ), não provas que foi real... mais esta nas escrituras sagradas dos cristãos...

já lilith é uma historia que não esta ligada ao cristianismo em nenhuma escritura.

se estiver, me mostre, prove. e entao acreditarei no seu texto.

Unknown disse...

Gente, negar Lilith é negar a condição da mulher atual...Hoje, as mulheres mães solteiras, chefes de famílias, empresárias, políticas...enfim, são muito mais reais do que Eva, a submissa. Que mulher gosta de ser subjulgada pelo homem? Será que Maria da Penha é um demõnio por ter criado a Lei que protege a mulher contra a brutalidade masculina? Não sejamos tão literais...Temos que saber ler nas entrelinhas, afinal, Jesus nunca foi literal, Ele falava tudo através de parábolas...
Nal

Unknown disse...

Quando analisamos profundamente a história bíblica, concluímos que foi escrita pelos fundadores da religião arcaica, conservadorista e patriarcal,que visava poder fazer melhores negócios através dos casamentos ao longo dos tempos. Tanto isto é uma verdade inegável que temos os registros da importânciados matrimôniosentre os nobres, que provavelmente não aconteceriam se dependessemda vontade da mulher, caso esta fosse descendentede Lilith. As mulheres evíticas são dóceis não por opção, mas por terem sido podadas em suas raízes e moldadas de forma a se comportaremcom obediencia,subserviencia e docilmente,na maior parte dos casos. Uma mulher fraca significa negócios fortes, comércio estável e alianças internacionais de todas as formas possíveis. Longe da mitologia bíblica podemos ver que a mulher Lilith está se levantando do sepulcro depois de 10.000 anos de perceptíveldormência e torpez. Atualmente é esta a mulher que sustenta sozinha filhos e os próprios pais, com amor, soberania e dignidade.Amulher antes rebelde e expulsa do paraíso que fora associada ao demônio, agora ressurge entre o êxito e a eficiência de uma verdadeira filha de Deus. Amen.

Denys disse...

Quando uma pessoa não entende o minino de biblia e nen mesmo de interpretação textual , qual o resultado ? Baboseira !

Vamos la ...

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Genesis (1:26,27)

Agora vamos ao capitulo 2 ... (Deus criou a mulher no 2 e não no 3)

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Genesis (2:18)

Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

Genesis (2:20,21)

Não estou vendo Deus criar 2 mulheres , fosse assim teria criado 2 homens ...
No primeiro capitulo ele abreviou a criação , ja no segundo ele detalhou como criou a mulher e o homen , nada de secreto ou estranho..

E sabe o significado de idonea ? é sinomino de compentencia !
Deus fez uma ajudadora para o homen e não uma mulher submissa e subjulgada !

O homen e a mulher pecaram e cada um recebeu o seu castigo.

Infelizmente mtos homens (mulheres tambem) não conseguem visualizar a palavra de Deus e acabam fazendo com que os inocentes paguem ! Nesse caso as mulheres ...

Anônimo disse...

q mentira cabiluda é essa materia,q DEUS tenha misericordia de quem postou isso

Na lata disse...

...Aprecio dissertações, são um meio onde pessoas podem expressarem suas idéias e teorias; mas devo lembrar que em qualquer citação tornasse extremamente necessário a fonte de referência direta, do contrário o comentário se quer poderá ser classificado...

Anônimo disse...

Tudo é sem forma, todo ser é sem forma, Deus em sua real presença é sem forma, os anjos igualmente... Belo, feio, isso tudo foi criado, carne e alma = (cabeça, mãos e pernas) isso tudo foi criado. Alma = Forma tamanho e reflexo da imagem que o ser teve na terra. No inicio existiu um pensante, uma vida evolutiva e esse foi chamado de espírito. Deus é espírito e todos o são. As cores, os prazeres, isso tudo foi criado para tentar, seduzir, viciar e destruir. Todos nós somos um só, mas existi um ser que estando em Deus e em todos seria o mais perfeito. Somente um ser que sendo Deus, todos os anjos, todos os homens e todas as mulheres poderia ser confiável como mediador do mundo. Esse ser dês do inicio foi provado pela sua grande companheira, a onisciência. Ela o viu sendo injustiçado, chorou calada, até que não aguentou e gritou aos céus clamando por ele e Deus assim escutou. É ele que pisará na cabeça de Lúcifer, é ele que andará por cima dos demônios como fosse tapete de pisar os pés, pois seu despertar está perto. Que todos os seres se convertam para gloria, pois o rei do mundo virá como ladrão. De menor, virou o maior do céu, e assim Deus morou no seu filho, desceu do céu e ensinou sua palavra para todo Israel. No final, o avatar verdadeiro vencerá e nele esta todos em um só. Se escutarem sua voz, não se iludam, pois assim como é o vento que não podemos tocar e nem ver somente sentir, assim também será a identidade dele na terra. Quem quiser o encontrar, basta olhar para si mesmo, seu irmão e todos seus familiares. Voltem para luz, se convertam, o relógio está girando e o filho da gloria despertará e seu julgamento será definitivo, pois julgará o interno e o externo; a alma e o espírito. Arrependam-se antes que seja tarde. Ele é o espírito da verdade, o espírito da justiça divina!

*V@MPIRO* disse...

kabul0s0@hotmail.com
Esse e o grande problema do ser humano! sempre querer puxar as coisas para o seu lado, para um beneficio proprio, por exemplo, Lilith para umas feministas mau amadas e lesbicas e uma especia de simbolo a ser seguido, ja para alguns maxistas da epoca era mais prudente expurga-la da biblia para um beneficio proprio tb!
Ora sou ATEU, e nenhuma dessas "COLA" com migo!
Pra mim LILITH realmente "existiu", por uma simples interpretação de texto na propria biblia. e esse e um dos motivos por eu ser ateu, se "retiraram" essa parte da biblia poderiam muito bem ter retirado outras ou ate mesmo acrescentado!
Enfim como disse as pessoas tentam trazer para o beneficio proprio, e esse e um dos grandes motivos de existerem umas mil religiões, as pessoas procuram o que lhe agrada e n o que e certo! por exemplo, o evangelismo tem muitos ex traficantes, assasinos, marginais, (etc) e os pastores pregam q n importa o q vc fez Jesus te ama e vai te perdoar, ai a grande maioria deles aproveitam, acham q podem PECAR a torta e a direita q no final de tudu Jesus vai perdoar todos os seus pecados....
PS: não acredito em Deus por causa disso, quer dizer q se eu viver como um homem direito amar mulher e filhos ajudar os pobres e necessitados e n crer nele vou para o inferno, ja o HITLER se tiver aceitado Jesus no ultimo segundo de vida vai para o "REINO DOS CEUS"... so eu acho isso q isso ta errado?

Igreja de Cristo em Itarema disse...

acho muito interessante o mito lilith. mas Deus não estava interessado na historia dela,e sim do seu povo.

conheço toda a historia dela e de muitos outros que foram esquecidos no decorrer dos tempos.

foi por essa causa que estudei os idiomas: hebraico e aramaico.
gostei da historia, de lilith, e de todos os comentários.
db protews

valtair disse...

É deprimente como se pode ver nos comentarios que ainda existem tantos cegos e fanaticos.Pois qualquer pessoa inteligente pode entender que Lilith foi retirada dos textos biblicos, mas que não o foi dos textos originais. Todo o velho testamento existe originalmente, a biblia e apenas uma tradução e readptação dos textos antigos Hebraicos entre outros.Assim tem maior valor os textos originais e sem modificações,e Lilith esta nele não é mesmo?

Ramon Medeiros disse...

Vamos por partes:

Em 1º lugar, a ordem em que estão os textos bíblicos, não estão em ordem cronológica.

Em 2º lugar, concordo com quem disse que primeiro Deus disse de forma resumida e depois detalhada. #FATO

Em 3º lugar, a bíblia não subjuga a mulher, muito pelo contrário, exalta a mulher de forma que ela é idônea, ou seja, competente. Sendo assim, em Coríntios a bíblia determina que o homem ame sua mulher como Cristo amou a igreja, entregando sua vida por ela.
Então quem acha que submissão é sinônimo de humilhação, está redondamente enganado.

Outro fator interessante é que, se você aceita a Jesus no seu último momento de todo o seu coração você é salvo sim, NÃO É JUSTO? A bíblia fala que a nossa justiça é como um trapo de imundície, ou seja, o que você ACHA que é justo não interessa, mas nem por isso Deus deixa de existir, muuuuuuito pelo contrário, quer dizer que você não tem capacidade de admitir que algo mais forte e que prevalece pode existir, fracos são aqueles que recusam a existência de Deus.

Nós não somos ninguém, e a justiça de Deus prevalece. Digo para você amigo ateu o que Deus disse para Jó: - Onde estava você quando lancei os fundamentos da terra?
Você não é ninguém para questionar o Senhor Deus.

Lilith é lenda galera, que nem saci-pererê! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pokemón, digimon e dragões disse...

A bíblia é escrita em linguagem metafórica e portanto está sujeita a diversas interpretações. Tudo depende do referencial. Quando vc tem um arcabouço de outras referências bibliográficas em sua memória, seu poder de análise se torna muito mais amplo e apurado, para além dessa verdade unilateral que você acabou de retratar.
Também não me restrinjo apenas a dinâmica intelectual, mas também refiro-me a situação de engolir uma verdade "universal" e simplesmente aceitá-la sem questionar, mesmo que com o tempo vc perceba que ela não te alimenta na profundidade do seu ser.
Verdades universais são compreendidas ao longo do tempo, em um processo de dentro pra fora. O que vemos constantemente é a falácia da fé por pessoas apenas meras repetidoras de conceitos institucionalizados.É como se fossem palavras vazias e insípidas de quem apenas repete o que foi repassado.

Ramon Medeiros disse...

É engraçado como as pessoas querem pegar textos e literaturas ridículas para compararem com a bíblia.
De dentro pra fora...
Como se o nosso conhecimento viesse de nós mesmos, tudo o que temos de dentro pra fora, é porque antes nos foi passado de fora pra dentro!
Meu Deus é cada coisa ridícula que se lê hoje em dia!

pokemón, digimon e dragões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pokemón, digimon e dragões disse...

C-R-E-E-E-D-O!
Isso tá parecendo a SANTA INQUISIÇÃO!
Não sei o que tamanha intolerância está fazendo em um Blog de TROCA DE INFORMAÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS!
Está querendo angariar fiéis? Vai na feira que vc tem mais sucesso!Aqui ninguém tá interessado em virar gravador de bíblia!

Cleverson Fleming - Olhares. disse...

Adorei o texto, muito gostoso de ler, pri, e está muito bem escrito e fundamentado. Percebo isso por alguns comentários que li a cima, principalmente os fundamentalistas de humores exaltados! Hehehe!

pokemón, digimon e dragões disse...

Aproveita que humor fundamentalista só tem aqui! AHAHAHAHAHAHAHAH....

Anônimo disse...

Aposto que a dona desse Blog é uma sapatão,infeliz,mal amada ...e não tem ninguém pra ficar por baixo dela...rsrs

pokemón, digimon e dragões disse...

Impressiona a criatividade!!!
Parece aquelas pixações de banheiro público...FULANO DEU NÃO SEI O QUE PRA SICRANO..NÃO SEI QUEM É VIADO...MARIA É SAPATÃO...

Affffff...vai arrumar um mói de roupa pra lavar anônimo!

lucinha disse...

falando serio? Pra mim Lilith foi incrivel... concordo 100% com ela... mesmo que ñ tenha sido aprovada por Deus... Lilith se tornou 1 exemplo de disigualdade de home e mulher que ja existe desde a criação... e q eu mesmo sendo homem axo injusto estar sempre por cima...

Anônimo disse...

Quanta ignorância...
por que fanáticos religiosos, bitolados e mentes fechadas não vão ler blogs de pessoas iguais a eles, contando milagres de ingreja, hitorias bíblicas e coisas do tipo?

Carlos Alberto Neves disse...

Fico paralisado com os "argumentos" mediocres de religiosos reacionarios e machistas idiotas e alienados sem a minima capacidade intelectual postados neste blog...acho que é denys ou sei lá (mas serve para os demais) querido(s) leitura biblica guiada por dogmas do pastor ou padre da sua igreja só serve para vc fazer isto:postar textos dos quais vc não possui nenhum conhecimento teologico concreto alem da sua patente falta de conhecimento antropológico...conselho:VÃO ESTUDAR E MELHOREM SEUS MÓDOS PORQUE A MAIORIA DO SRS CRITICOS SÓ SABE CRITICAR DE FORMA "RELIGIOSA" OU "MACHISTA" NENHUM SABE O QUE ESTA DIGITANDO...VOLTEM PARA OS SEUS SITES RELIGIOSOS OU DE PUTARIA... Parabens para a(o) dona(o) do blog por postar um tema com uma abordagem lucida e inteligente...é uma pena que as vezes na melhor das intenções acabamos lançando pérolas aos PÓRCOS...

Anônimo disse...

tudo q e polemico tem la seu fundo d verdade ébacana ter ponto de vistas diferentes mas com certeza ajuda no mundo de conquistas feministas indentificar quem somos ou queremos ser...é so pra reflexao

Amores de anne disse...

CAlem suas bocas estúpidas e aprendam a escrever , antes de postar comentários com tantos erros ortograficos.
Entendam A bíblia está correta e isso é só um mito' FATO

Anônimo disse...

Sinceramente eu acredito no que diz nesse blog, logico que tem algumas divergencias, eu acho que nem tudo nessa vida tem explicaçao sao duvidas que aparece na nossa cabeça ao longo do tempo. Nada contra a quem pensa diferente, eu acho que o erro de vcs todos e querer que todas as pessoas concordem com o pensamento de voces, cada um tem um modo de pensar, e nao por isso que vou ficar irritada mandar alguem calar a boca pq nao concorda com meu pensamento jamais, cada pessoa pensa de um jeito. E o livre arbitrio! Eu so acho desnecessario toda essa discurssao pq algumas pessoas discordam de vcs. Ok! na biblia nao diz sobre lilith, mais nao fala claramente e faz deixar a gente com duvidas.

william disse...

lilith está no livro dos judeus e éuma história da criação do livro deles,então a pessoa que está dizendo que isso é besteira e dizer que a biblia está certa e pronto deveria ao menos pesquisar antes de responder e falar boboagens.

Carvalhos de Justiça disse...

Gente, Deus CRIOU o homem e a mulher (espírito) NEle. Deus é Espírito e fomos feitos à sua imagem e semelhança, só depois foi que Ele lhes deu uma forma corpórea (física, Adão e Eva) para que eles pudessem interagir nesse planeta, assim como foi feito com Jesus, posteriormente. Ou seja, foram criados Adão e Eva,(Os espíritos) em Deus, depois receberam corpos de carne.
Giane.

maelshaday disse...

Se Deus precisasse dar explicações de tudo que fez e faz ele não seria Deus. as explicações quem as tem que dá-las a Deus sou eu e você. Crendo ou não, Ateu ou não, não muda o curso e nem o sentido da verdade. A verdade é que Se você crê, Deus é Deus, se você não crê, Deus continua sendo Deus. A ordem é: ter fé para vê-lo e não vê-lo para ter fé. Se tiveres fé do tamanho do grão de mostarda, dirás aos montes: transportem para o meio dos mares e eles se transportarão. Faz um teste e verás, assim como 1 + 1 = 2. Deus ilumine todos nós e nos livre do engano, nos livre do engano, nos livre do engano, amém.

Bestoven disse...

o ser humano é muito pretencioso , em achar que o criador de um universo infinito , toma tempo em ficar a analizar e satisfazer a pretencao ridicula das minusculas egoistas e desiquilibradas criaturas humanas que em nada sao mais racionais que os animais, de querer ter vida eterna ,de querer serem abencoadas com isto ou aquilo, o homem é um animal comum vindo da mesma criacao lutando pela sobrevivencia e neste vale tudo ele desenvolveu a capacidade de pensar. mas nao de raciocinar sem hipocrisia de seu egoismo .so a de acumular proventos, e aprendeu a querer ter tudo .Por t
risteza de largar o que tomou posse na terra busca de querer algo depois da morte. e cobra de Deus este direito como obrigacao de protecao divina , se lhe fosse permitido pecar um pouquinho e poder para passar o fim de semana no inferno.iam querer tambem pecariam sem a falsa imagem de querer ser santo.

Anônimo disse...

Nalzira que Deus tenha misericordia de vc ta

Anônimo disse...

1- CORÍNTIOS 11:3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é o messias, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça do messias é YHWH.


lility é um espirito que influiencia a sociedade deis de tempos antigos, as mulheres não são submissas aos homens querem ser igual aos homens, tanto o homem a mulher hj na sociedade não sabe o seu lugar , pq yeshua não é o seu cabeça, pq quando o messisas governa sobre o homem , o homem tem governo sobre a sua casa , e cada coisa se ajeita em seu lugar, por isso temos uma sociedade destruida casamentos destruidos e varias situações, pq as pessoas quer fazer o que querem e não querem obedecer os mandamentos do eterno que gera redenção sobre as pessoas....

Isabel disse...

"Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people living life in peace"

e a dona desse blog é muito bem amada

Deolinda Blathorsarn disse...

Muito bom texto..Concordo com tudo que foi dito..Obrigada...

Anônimo disse...

Erico sou estudante biblico a 30 ãnos e sei que Deus criou uma mulhér junto com o primeiro homem porque sendo assim não seria homem seria varão o varão é solteiro o homem é casado e duas pessoa esta juntas e não adjuntas Èva é a mulhér adjunta porque seria a terseira pessoa criada e a segunda mulhér o primeiro clone a primeira mulhér reprs a custéla são 2 no mesmo rejistro éva tem rejistro próprio vejão gênesis 5verc1e2e compare com gênesis 4 verc1 o homem representa a lilith e éva representa Adão ésta é osso dos meus hossos e carne da minha carne ésta sera chamada varoa multiplicação de Adão 3 pessoas com 2 rejistros desculpem dos erros de portugues

Unknown disse...

Caramba, mas é interessante as pessoas nem saberem o portugues direito e quererem passar conhecimento de outras culturas e linguas. Mais interessante ainda é a intolerância ao que os outros dizem, tenham elas bases culturais, religiosas ou apenas de opinião. As pessoas não pesquisam, provavelmente nunca leram a Bíblia por completo e negam verdades que não conhecem, mas o interessante é que suas "verdades" são inegáveis... São pessoas que não conhecem Lilith, Samael, e ainda associam Lúcifer a Satanás. No mínimo devem tambem acreditar que o Cristo nasceu em 25 de Dezembro. Pastores no campo de madrugada em pleno inverno hebreu... nem sequer notam isso... e querem debater sobre Lilith... Como diz YHWH: "o meu povo perece por falta de conhecimento"... ele bem que o sabe, pois, é Senhor deles...

Vanitas

gilson disse...

o mito de lilith, muito interessante. li alguns comentários e concordo que o homem não deve subjugar a mulher, mas se obedecemos os preceitos biblicos com relação a questão dos deveres dos homens e das mulheres, vemos que; assim como a mulher deve se submeter ao homem, o homem tem responsabilidade ainda maior e mais complexa, o marido deve amar, cuidar, protejer e até dar a vida. não deve o homem dominar a mulher para seu bel prazer.

Anônimo disse...

Estamos de mau a pior, um texto muito bom e pessoas discutindo a religião deles? Conhecimento é diferente de religião...estes adeptos da última deveriam ficar só na igreja e deixar o muito objetivo e real para as pessoas que o setem e o pensam.

Anônimo disse...

Se a mulher esta abaixo do homem ... talvez lhe sirva de base ... mulheres submissas .. caseiras acabam por serem verdadeiras rainhas dentro de cada lar .. pq o homem tb tem suas sagradas obrigacoes para com elas e com os filhos . Issovda mulher ser cada vez mais independente ... na verdade so esta causando mais solidao no mundo e sentimento de abandono ... os filhos cada vez mais loucos ... lilith nao passou de mais uma impostora causando essa confusao que perdura ate os dias de hj . Os safados desde aquelas epocas ja punham duvidas em nossos coracoes ... e davam outros sentidos as palavras de Deus . A mulher sabia e dona da ultima palavra dentro de um lar ... vcs sabem disso .... ela guia e amansa o nosso coracao naqueles momentos de ira .. de tristeza ... ensina os caminhos do coracao a nossos filhos e nos ajuda a pensar em todas nossas decisoes ... porem estamos em um mundo sem sabedoria onde homens e mulheres se degladiam por puro egoismo e nao posicoes ... homens e mulheres em seus quartos .... quinto casamento ... cada um com filhos ... filhos sem pai ou sem mae ... que dificilmente saberao respeitar seu sexo oposto . Essas regras estavam claras ... se nao seguidas tudo vira um caos ... terminando em possiveis tragedias .... traduzindo uma verdadeira tragedia social no coletivo ... onde ninguem consegue respeitar ninguem num mundo coletivo . . Como o mundo de hj .... falta berco ... falta a verdadeira estruturacao da familia ..... nem todos vcs sao pais ou maes .... mas todos vcs sao filhos .... reflitam melhor as coisas .... debatam um assunto .... sem ofensas ou preconceitos .

Anônimo disse...

acho que todos deviao dar ouvido a jesus que ja ta voltando,nao custa nada acreditar,afinal e o unico que oferece salvacao e vida eterna.













































































Clara Lis disse...

Muito bem posto!

Anônimo disse...

Vou falar a real: Nao acredito em Lilith, mas tem muitoa religiosos que nao respeitam a opiniao dos outros.. se vc acha q Jesus e a salvação, tudo bem, eu tbm.. mas tem gente q tem outras crenças. . Agr apenas respeite..

Unknown disse...

Perfeita resposta. Se tivesse Deus criado uma segunda esposa a Adão, então, da mesma forma, no capítulo 2, Deus também recriou as plantas:

Gênesis: 2. 4. Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus 5. não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. - Bíblia JFA Offline

Ora, deixem de tanta bobagem e tenham discernimento que esta lenda foi feita para confundir os que crêem na Palavra.

Lilith é uma lenda, distorcida de um possível Demônio poderoso citado em Isaías, mas que em nenhum momento abre passagem vinculá-la à história de Gênesis.

Unknown disse...

30 anos estudando a Bíblia e o senhor ainda sequer se deu o direito se estudar a sua lingua pátria. Talvez, do mesmo, está já a 30 anos estudando do jeito errado. A Bíblia tem mais de 5 mil anos (desde Moisés a Apocalipse), portanto seu tempo foi curto demais. E vão.

Anônimo disse...

O masculino e o feminino
O positivo e o negativo
O ativo e o passivo, existem de todo sempre.
Assim como Adão representa o princípio espiritual, e Eva o principio natural,torna se obvio ao observador atento que, não há criação sem ambos.
O homem não poderá apresentar-se a Deus sem a mulher, por outro lado, a mulher não poderá apresentar-se a Deus sem o homem.

Mayane disse...

creio que a bíblia é quase uma lenda também. cheias de estórias cm um livro infantil, que quer educar as crianças conforme suas crenças !