quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Menstruação e Identidade Feminina

"A Lua Natal mostra a auto-imagem das mulheres. A menstruação está conectada com a auto-imagem porque marca porque o ciclo mensal deixa claramente marcadas as fases da vida de uma mulher, desde a menarca até a menopausa."
"Os homens não fazem uma entrada tão bem definida na condição masculina, mas para as mulheres a primeira menstruação ou a menarca é o rito de passagem para a condição feminina. Até que comece menstruar, a garotinha talvez não se identifique plenamente com a mulher adulta. O começo da menstruação é o primeiro limiar lunar importante e prepara o cenário para todos os outros que se seguem. Nossas experiências naquele momento crucial dão o colorido às percepções de feminilidade. A partir das reações dos adultos significativos, descobrimos se essa parte de nós é suja ou natural. Aprendemos se é uma coisa a positiva ser celebrada ou uma coisa vergonhosa a ser escondida. Costumes como o tapa na cara, entre os judeus, na primeira menstruação, comunicam mensagens do significado de ser mulher. Contraste-se o fato com as celebrações de um dia ou uma semana de duração, feitas para a primeira menstruação das meninas em muitas culturas nativas.
(Na falta de ritos de puberdade culturalmente sancionados, talvez a gravidez na adolescência tenha a intenção de ser parcialmente uma espécie de rito de passagem - como uma afirmação "no meio da cara" de que "agora eu sou uma mulher".)."
"Cada menstruação pode trazer para a mulher heterossexualmente ativa um momento de alívio ou desolação por não ter engravidado ainda. Muitas de nós tem medos e anseis primitivos quanto a nossa fertilidade, usando-a até certo ponto para decidir se somos ou não "mulheres de verdade". As mulheres que estão na menopausa ou sofreram uma histeroctomia muitas vezes têm sentimentos intensos em relação a essa mudança, inclusive o medo de que estejam perdendo a feminilidade. Nossa identidade feminina e senso de autovalorização estão ligados a essas funções, independentemente de nossas capacidades e realizações. Não importa quão liberadas ou instruídas sejamos, elas continuam a ter mistério e poder. São muitas intensas as emoções que temos em relação as panes do corpo que mais claramente nos define como mulheres - os seios e o útero.
Esses orgãos regidos pela Lua podem despertar sentimentos de inadequação, medo e vergonha. Os homens também reagem intensamente a eles."
(A Lua na Sua Vida - O Poder Mágico e as Influências sobre as Mulheres, Donna Cunningham)

Um comentário:

Anônimo disse...

Recentemente, deparei com seu blog e tenho lido junto. Eu pensei que eu iria deixar meu primeiro comentário. Eu não sei o que dizer, exceto que eu gostava de ler. Nice blog.