terça-feira, 7 de dezembro de 2010

WenDo: auto-defesa feminina

WenDo é uma prática de auto-defesa que surgiu no Canadá entre as décadas de 60 e 70, por meio de mulheres de uma família que praticavam vários tipos de artes marciais. Ao ficarem sabendo que sua vizinha havia sido espancada e estuprada dentro de sua casa, vindo a morrer por conseqüência das agressões, elas decidiram organizar um programa que reunisse técnicas fáceis para que as mulheres pudessem usar para se defender de forma efetiva e sem necessidade de muita força ou condicionamento físico.

Assim como o movimento feminista, o WenDo foi se transformando ao longo do tempo e mantém-se em contínua construção. Não se trata somente de um conjunto de técnicas para que as mulheres possam se defender de uma possível agressão. O WenDo é uma prática que permite que as mulheres reflitam sobre a violência de gênero e, assim, aprendam a se prevenir e a se defender. É um espaço de fortalecimento e empoderamento das mulheres.

O WenDo se tornou referência para o movimento feminista do Canadá e da Europa e vem sendo amplamente difundida em outras partes do mundo. Na América Latina já existem grupos de referência na Argentina e no Brasil, promovendo oficinas e discussões sobrea questão da violência contra a mulher.

FONTE: http://wendosp.org/

4 comentários:

Pri_H disse...

Muito bom seu blog, estou seguindo.

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Unknown disse...

Desculpe mais wendo não é muito eficiente, tem pessoas ensinando sem mesmo ter uma vivencia nas artes marciais. Vemos mulheres golpeando de forma errada, posturas incorretas defesas ineficazes, isso devido a falta de conhecimento técnico de quem esta ensinando.Além de passar uma falsa sensação de segurança fazendo se crer na eficiência das técnicas ensinadas.

Como aumentar o pênis disse...

muito Bom seu conteúdo