terça-feira, 6 de maio de 2008

A Mulher Patriarcal

“A mulher não nasce: ela é feita. No fazer, sua humanidade é destruída. Ela
se torna símbolo disto, símbolo daquilo: mãe da terra, puta do universo; mas ela
nunca se torna ela mesma porque é proibido ela fazer tal”.
(Dworkin)

“Essa moça não sabia que ela era o que era, assim como um cachorro não sabe que é cachorro. Daí não se sentir infeliz. A única coisa que queria era viver. Não sabia para quê, não se indagava. Quem sabe, achava que havia uma gloriazinha em viver. Ela pensava que a pessoa era obrigada a ser feliz. Então era.” (Clarisse Lispector)

“Toda a mulher que luta por uma mudança é sempre punida e esse é, efectivamente, o mundo real que descrevo”. (Paulina Chiziane, escritora moçambicana.)

“Numa sociedade Patriarcal todo intercurso é estupro porque mulheres, como um grupo, não são fortes o suficiente pra dar a isso consentimento significativo”. (Daphne Pattai)

“A Mulher, a Mulher autêntica, reintegrada a sua plenitude e poder, faz medo a esses sub-produtos que são os homens numa sociedade paternalista.” (Jean Markale, escritor e historiador francês)

"A opressão sobre as mulheres ainda persiste, e por vezes são as próprias mulheres que tornam o mundo ainda mais difícil para as outras mulheres. Mas este fenómeno tende a desaparecer, à medida que essas mulheres opressoras conquistem a sua auto-estima. Do lado oposto a esta selva nasce um dia novo e gloriosos na terra, o dia em que as nossas filhas deixarão de ser julgadas pelas suas paixões ou postas de lado porque terão poder, força e amor." (Marianne Willamson - 1993)

Nenhum comentário: