domingo, 22 de junho de 2008

Ecofeminismo

O ecofeminismo vê a dominação ao qual a mulher foi sujeitada assim como outras raças (índios e negros) e seres mais fracos, paralelamente a dominação e usurpação da natureza e de suas riquezas. Uma vez que entre os povos primitivos, segundo alguns historiadores, sempre houve uma forte conexão entre a mulher e a natureza, através do culto ao feminino e a Terra em si como símbolo maior deste princípio.Esta visão sacralizada da natureza percebia o homem como parte dela e este em troca lhe tratava com respeito e cordialidade, com o carinho de um filho para com a sua mãe. Na medida em que a natureza foi perdendo este seu carácter sagrado paralelamente iniciou sua exploração.
Os valores patriarcais de dominação e centralização de poderes logo começaram a ser sentidos também pelas mulheres dando prosseguimento a mesma associação anterior, só que de forma diferente onde a mulher, assim como a natureza, tornou-se mera propriedade masculina. O actual resgate fruto da mudança de paradigma possibilita a homens e mulheres repensarem essa relação histórica entre si e com a Terra.
A recuperação do princípio feminino se baseia na amplitude. Consiste em recuperar na Natureza, a mulher, o homem e as formas criativas de ser e perceber. No que se refere à Natureza, supõe vê-la como um organismo vivo. Com relação à mulher, supõe considerá-la produtiva e ativa. E no que diz respeito ao homem, a recuperação do princípio feminino implica situar de novo a ação e a atividade em função de criar sociedades que promovam a vida e não a reduzam ou a ameacem. (Shiva, 1991, p.77 apud Siliprandi, 2000, p.65).

4 comentários:

Progenitora Kim disse...

Acho que quando vc postou esse texto a terre estremeseu de tanto poder.

q/

Francisco da Cruz disse...

Muitas pessoas acham que estão acima da natureza. Mas, não vêem que fazem dela. Concordo com o texto.

Andressa M. disse...

O mundo só será mundo quando as pessoas entenderem que não são maiores ou melhores que a Natureza e que não podem tentar controlá-la.
As pessoas precisam entender que elas simplesmente são partes disso. O ecossistema é um só, e o homem faz parte dele. As pessoas acham que ecossistema engloba a Amazônia e os animais que tem dentro dela. A Europa deve ser outro planeta.
HUAEHEIUEUEAUIAEHEAUI :D

Genial o texto.

Gil Rodrigues disse...

Poisé, não tenho mais o que falar.

Eu concordo plenamente com vc.

GAYS FEMINISTAS!!