domingo, 14 de setembro de 2008

Zeus volta a ser adorado na Grécia

Levou mais de 1.600 anos, mas o antigo deus grego Zeus voltou a ser adorado, no melhor estilo pagão, por um pequeno grupo de fiéis, neste domingo, num antigo templo do coração de Atenas, na Grécia. Esta é a primeira cerimônia do tipo registrada no templo de 1.800 anos de Zeus Olí­mpico desde que a religião pagã foi proibida pelo Império Romano, no final do século IV.

Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia, organizada pela Ellinais, um grupo ateniense que luta para trazer de volta a velha religião. O grupo desafiou uma norma do Ministério da Cultura, que proibiu o acesso à Área, no centro de Atenas. Os adoradores, vestindo fantasias que evocam trajes do passado, recitaram hinos pedindo que Zeus, "rei dos deuses e movedor das coisas", trouxesse paz ao mundo.

"Nossa mensagem é de paz mundial e um modo de vida ecológico, no qual todos tem direito à educação", disse Kostas Stathopoulos, um dos três sacerdotes que supervisionaram o evento, uma celebração do casamento entre Zeus e Hera, a deusa do matrimônio. A Ellinais, que tem 34 membros registrados, já venceu uma batalha judicial para que a antiga religião grega fosse reconhecida pelo governo. Agora, o grupo quer que a sede seja declarada como local de culto - decisão que poderia permitir aos sacerdotes dos deuses antigos realizar casamentos e outros serviços.

fonte: http://iriscelta.multiply.com/journal

3 comentários:

Gil Rodrigues disse...

Geente!!!
Essa é a hora, mesmo. Estamosrealmente precisando.

Pris, vamos levantar um tempo pgão greco-romanao?!

xD

Felipe Andrade disse...

Vamos fazer um bacanal?
Eu mato o bode!!!

BUCK disse...

CRISTIANISMO ENFIADO PELA GUELA DO MUNDO,RELIGIAO E FE,NAO TEM LOGICA OU EXPLICAÇAO.
PREFIRO POR OPÇAO ACREDITAR EM DEUSES GREGOS A MINHA MANEIRA,E SEM SACRIFICIOS DE QUALQUER ESPECIE.