sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Beltane

Os sabás são antigos festivais religiosos que celebram a mudança das estações do ano. Os Sabás, também conhecidos como a "Grande Roda Solar do Ano" e "Mandala da Natureza", têm sido celebrados sob formas diferentes por quase todas as culturas no mundo. São conhecidos sob vários nomes e aparecem com freqüência na mitologia.

Beltane é o mais alegre e festivo de todos os Sabás. É o sabá da fertilidade, em que se celebra o casamento dos Deuses.

A palavra Beltane se origina dos termos galeses tan (fogo) e Bel (nome do deus sol dos galeses). Juntas, as duas palavras significam "fogo de Bel", ou então, mais poeticamente, "fogo no céu", o que é uma expressão que expressa maravilhosamente bem o espírito deste sabá. Beltane, ocorre no pico da Primavera. Marca o momento em que a Terra se aquece pelo calor do Sol e o Inverno é oficialmente deixado para trás.

Beltane
celebra o retorno do sol (ou Deus Sol) e marca a união da Deusa e do Deus representando a fertilidade dos animais e colheita.
É um festival da luz que simboliza a união entre as energias masculinas (o Senhor das Florestas) e femininas da terra (a Rainha da Primavera). A Deusa e o Deus estão em plena vitalidade e amam-se com toda a intensidade. Eles consumam seu amor, e sua paixão é evidente em toda a vida presente na natureza. É o momento de celebrar a vida em todas as formas e a fertilidade da terra.
Feliz Sabá a todos e a todas! Que a fertilidade da Deusa e do Deus inunde nossas vidas e nos traga muita prosperidade e amor!

Nenhum comentário: