segunda-feira, 19 de maio de 2008

Luta Feminista e Libertação Animal

"Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens." (Alice Walker, escritora africana)


Semelhanças entre luta feminista e libertação animal:

• ambos movimentos são tidos como irrelevantes;
• ambos são invisibilizados;
• ambas causas são motivo de piada;
• ambas causas são acusadas de exageradas;
• ativistas de ambas as causas são chamados de histéricos, neuróticos, radicais, ingênuos;
• ambas as causas são menosprezadas;
•ambas as causas são desmoralizadas, sob argumentos que visam privilegiar causas androcêntricas ("o problema das crianças da áfrica morrendo de fome é mais dramático que o problema dos animais/mulheres!" como se a causa desse problema não fosse justamente a sociedade patriarcal...).










A mulher não é a única vitima da opressão do patriarcado, aí também se enquadram os negros, os espíritas, os homossexuais, a natureza e principalmente os animais, grandes vítimas da crueldade e do egocentrismo do homem. O patriarcado está baseado na vitimização e exploração dos considerados "mais fracos", causando um verdadeiro desequilíbrio ao planeta, o que provoca distúrbios como terremotos, maremotos, grandes tempestades, e outros desastres naturais .

"...O patriarcado degrada a existência humana, desserve à natureza, compromete as espécies, ameaça a Terra..." (Comunidade Abaixo o Patriarcado)


A Mulher só se libertará quando modificar totalmente ou destruir todo o sistema (modo de produção, conceitos morais, entre outros) em que a atual sociedade está atolada. Precisamos cavar fundo e buscar novamente a ligação com a natureza, uma aliança negligenciada e enterrada num passado remoto. Sem essa chave estaremos condenados e talvez, em algum tempo extintos, provando mais uma vez a simples Lei do Retorno.

4 comentários:

Progenitora Kim disse...

Disse tudo cara.
Com tanta coisa ruim que está acontecendo contra os animais, os que sofrem preconceitos e a natuzera que vai sendo morta por puro machismo da burguesia ... q/

a terra geme, clama e chora por tanta coisa ruim que esta acontecendo por causa do homem. Cara, o mundo precisa melhorar, e logo.

Francisco da Cruz disse...

Arrasou pri! O sistema patriarcal está começando a se voltar contra os próprios humanos.

Thaiana disse...

Arrasou!

adorei aparte que fala que problemas como criaças passando fome , animais sendo maltratados entre outras coisas são culpa do patriarcado.

Tá mais do que na hora de acabarmos com esse sistema antes que ele nos destrua!

Gil Rodrigues disse...

O sistema patriarcal, criou a maior parte dos problemas sociais hoje existentes.
Porém, nada irá mudar enquanto meia dúzia, somente, vir isso. Temoa sde divulgar nossos manisfestos, nos tornar públicos e assim nos fazer reconhecer.

Arrazô no texto, Pri.

E viva ao Gay Feminista!