terça-feira, 11 de novembro de 2008

Aspectos do Uno

"O Bem-aventurado Senhor disse: Meu querido Arjuna, ó filho de Prithá, olhe agora minhas opulências, centenas de milhares de formas divinas variadas, multicoloridas como o mar." (em Bhagavad-Gita)

No Egito O Uno era chamado de Amon-Rá (A luz oculta), Atum-Rá (A fonte e o fim de toda luz) ou simplesmente Rá (A luz de Deus). Os outros deuses eram manifestações de Rá em seus vários aspectos.
Há religiões que consideram estes aspectos de Deus diversas formas diferentes do Uno. Na Realidade, os aspectos não são formas diferentes de Deus, mas sim partes e parcelas de Deus. Deus é um, suas partes e parcelas que são muitas.

"É impossivel que alguém Lhe conceba ou que Dele pense. Ou pode alguém de lá se aproximar em direção ao exaltado, em direção ao preexistente no sentido próprio? Entretanto, todos os nomes concebidos ou pronunciados sobre Ele são apresentados em honra, como um traço dele, de acordo com a capacidade de cada um daqueles que o glorificam."(em O Tratado Tripartido)

"Assim como ele também não muda em [...], nem se volta [aos nomes] que [ele pensa], para se tornar agora isso, agora algo diferente, essa coisa agora sendo uma coisa e, outra hora algo diferente, mas sendo ele completo por si mesmo e ao máximo.
[Ele] é cada uma das Totalidades para sempre e ao mesmo tempo. Ele é o que todos elas são." (em O Tratado Tripartido)

"Todos os deuses são um deus
", disse ela, então como já dissera muitas vezes antes, e como eu repeti para muitas noviças inúmeras vezes, e como toda sacerditisa, depois de mim, há de dizer novamente, "e todas as deusas são uma deusa, e há apenas um iniciador. E a cada homem a sua verdade, e Deus com ela"." (em As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley)

2 comentários:

Rodrigo disse...

as pessoas tem essa ilução que Deus são varios e não um com varias parcelas

Anônimo disse...

Os Chineses chamam isso de dualidade Ying-Yang. E cada um de nós tem um pokito de cada, e um excesso de um(ou seja, falta d'outro) dá doença u.u