terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Brenda: foi por um triz!

Amigas e amigos,

Foi por um triz. Na sexta-feira, Brenda Namigadde estava com assento confirmado no vôo de 21h20 para Uganda, bilhete fornecido por oficiais de fronteira do Reino Unido. Até que, aos 45 minutos do segundo tempo, foi expedida uma liminar suspendendo sua deportação, e Brenda foi retirada do avião minutos antes da decolagem.

Há uma semana, o caso de Brenda era virtualmente desconhecido, e era certa a sua deportação para Uganda, onde o querido ativista pelos direitos LGBT David Kato foi brutalmente assassinado na última quarta-feira. Mas graças a você e mais de 60 mil outras pessoas que enviaram cartas, marcharam pelas ruas de Londres e compartilharam a história de Brenda, nós construímos um apelo internacional que fez barulho demais para que a Secretária do Interior da Inglaterra Theresa May e outras autoridades daquele país pudessem ignorar.

É uma história incrível, mas ainda não acabou…

Na próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro, o pedido de exílio de Brenda será revisado – a corte decidirá de uma vez por todas se aprova ou nega autorização para que possa viver aberta e livremente na Inglaterra. A situação parece positiva, com muitas pessoas levantando a voz em seu apoio. Mas até quarta-feira nós precisamos manter a pressão sobre Theresa May e o governo inglês para que cumpram a promessa de priorizar pedidos de exílio de pessoas LGBT.

À medida que a história de Brenda vai se desdobrando, notícias alarmantes surgem a respeito de como os casos de exílio LGBT são processados de maneira aleatória e às vezes francamente ofensiva. O motivo alegado pelo juiz para que o pedido de Brenda fosse negado, por exemplo, é que ele achou estranho o fato de Brenda não ler ou possuir “revistas gays”. Quanto mais cavamos, mais claro vai ficando que o sistema de proteção de pessoas sob perseguição está terrivelmente cheio de falhas e exige a nossa atenção.

Vamos mantê-lo/a atualizado/a durante a semana, conforme formos tendo notícias de Brenda e de outras pessoas como ela, cuja coragem nos inspira. Agradecemos a vocês, e continuem em sintonia!

PS – Se você ainda não fez isso, por favor espalhe a história de Brenda pelo mundo afora:
http://www.allout.org/brenda/taf

Tradução Jandira Queiroz.

Nenhum comentário: