quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Menina de 14 anos morre em Bangladesh ao receber 80 chibatadas


Uma adolescente de 14 anos foi condenada por um tribunal religioso de Bangladesh a receber 80 chibatadas por "atos imorais" e morreu em consequência da punição. Hena Begum foi acusada de ter mantido relação sexual com um primo casado, que também foi condenado a receber cem chibatadas, mas conseguiu fugir. De acordo com a mídia bengali, ela havia sido raptada e estuprada pelo parente de 40 anos.

A sentença foi decretada  na cidade em que a menina vivia, Shariatpur, no sudoeste do país, a 56 quilômetros da capital, Daca.
A adolescente desmaiou enquanto recebia as chibatadas e chegou a ser levada para um hospital local, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo seis dias após ter sido internada.
O caso teve grande repercussão no país e provocou protestos de moradores de Shariatpur.  O imã (clérigo muçulmano) Mofiz Uddin, responsável pela fatwah (sentença) contra Hena, e outras três pessoas foram presas. O caso está sendo investigado.
''Que tipo de justiça é essa? Minha filha foi espancada em nome da justiça. Se tivesse sido em um tribunal de verdade, minha filha jamais teria morrido'', afirmou Dorbesh Khan, o pai da adolescente.
Punições realizadas em nome da sharia (legislação sagrada islâmica) e decretos religiosos foram proibidos em Bangladesh desde o ano passado. A sentença contra Hena Begum foi a segunda morte provocada por uma sentença ligada à sharia desde que a prática foi proibida pela Corte Suprema de Bangladesh.
Cerca de 90% dos 160 milhões de habitantes de Bangladesh são muçulmanos, dos quais a maior parte segue uma versão moderada do Islã.

Veja a matéria completa: Menina de 14 anos morre em Bangladesh ao receber 80 chibatadas (Portal G1 - 04/02/2011)

FONTE: Agencia Patricia Galvão - Noticias e Conteudos sobre Direitos das Mulheres

Nenhum comentário: