sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Contra taxa, bruxas romenas amaldiçoam governo do país

MATTHEW WEAVER
DO "GUARDIAN"

Tradução de PAULO MIGLIACCI

As bruxas da Romênia lançaram nesta quinta-feira um feitiço sobre os governantes do país devido a novas regras que as forçariam a pagar impostos pela primeira vez.
Seu caldeirão continha excrementos de gatos e cachorros mortos em lugar de olhos de salamandra e pés de sapo.

O objetivo era amaldiçoar o presidente Traian Basescu e seu governo após a adoção de um novo regime tributário para enfrentar a recessão.

Bruxas do leste e do oeste do país se reuniram nas planícies do sul e nas margens do Danúbio para protestar.

Doze bruxas jogaram a venenosa planta mandrágora no rio, "para que males lhes sobrevenham", disse a bruxa Alisia à Associated Press.

A maldição não está sendo encarada com leveza em um país onde a superstição tem tradição. Sabe-se que Basescu e alguns assessores usam roupas púrpuras em certos dias para evitar mau olhado.

A nova lei é parte de uma campanha do governo para arrecadar mais e reprimir a sonegação de impostos. Forçará pessoas como bruxas, astrólogos e adivinhos a registrar suas profissões, sujeitando-as ao imposto de 16% pago pelos demais profissionais autônomos.

Há quem diga que a lei será difícil de aplicar, pois pagamentos a bruxas são em geral feitos em dinheiro e têm valores baixos, cerca de 20 a 30 leus (entre R$ 10 e R$ 20).

A bruxaria é tolerada pela Igreja Ortodoxa romena. O ditador Nicolae Ceausescu e sua mulher Elena tinham até uma bruxa pessoal.

Mircea Geoana, que perdeu a corrida presidencial para Basescu em 2009, foi mal durante um debate crucial e sua equipe culpou os ataques de "energia negativa" dos assessores do rival.

O assessor de Geoana Viorel Hrebenciuc alegou que havia uma conspiração de "chama violeta" durante a campanha, dizendo que Basescu e outros assessores usavam roxo para aumentar suas chances de vitória.

Eles continuam usando roupas roxas, já que a cor alegadamente torna quem a usa superior e a protege do mal.

Nenhum comentário: